sexta-feira, 14 de junho de 2019


Hoje gostaria de falar de um assunto que me deixa intrigado.
"SENSEI OU TIO" ?

Alguns dojôs e escolas adotam e permitem o tratamento de professores (as) pelas crianças por “tias ou tios”, o que é um erro enorme ao meu ver, prejudica o desenvolvimento da maturidade dos alunos, cria um vínculo entre professor e aluno que não contribui em nada com o ensino-aprendizagem, além de fazer com que os educadores percam a referência do nome e o seu valor como pessoa. Em meu dojô meus alunos se referem a mim como Sensei.

Apesar de eu não ser muito fã de Paulo Freire, ele afirma que “a tarefa de ensinar” não deve transformar o professor (a) em tia ou tio de seus alunos, da mesma forma como uma tia qualquer não se converte em professora de seus sobrinhos só por ser tia deles. Ensinar é profissão que envolve responsabilidade, conhecimento, militância, aptidão e certa especificidade no seu cumprimento, enquanto ser tia ou tio é viver uma relação de parentesco e isso eu concordo.
As professoras e professores em geral não têm nenhuma relação de parentesco com seus alunos, pois a sua tarefa dentro de um dojô ou sala de aula é o ensino-aprendizagem. Sensei não é parente de aluno, ainda que, em certas situações, o seja por consanguinidade, eu mesmo tenho sobrinhos e primos que treinam comigo e me chamam de Sensei.

Achar “singelo e bonitinho” essa nomenclatura como forma de aproximação com o aluno é uma mera ilusão. A aproximação entre Sensei/Professor é conquistada por meio do diálogo na aula, do respeito um com o outro, do chamar pelo nome. Esse negócio de “tia/tio” tem muito a ver com essa psicologia barata de “ratos de laboratório” que nada entende de Educação e vive se intrometendo, não me refiro aqui aos psicólogos que atendem em seus consultórios e muito menos àqueles que trabalham como psicopedagogos. Refiro-me isto sim, aos teóricos que geralmente nunca pisaram em um dojô ou sala de aula e se acham aptos, acreditam que entendem e palpitam sobre o relacionamento entre Sensei/Professor e alunos.

Identificar Sensei como tio, foi e vem sendo ainda enfatizado sobretudo na rede privada em todo o país, pois o Judô está cada vez mais dentro destas escolas. Para completar, muitos pais possuem a mentalidade de que a escola é a responsável pela formação de seus filhos. É o velho ditado: “Sou eu quem paga o seu salário”.
Portanto nós como Senseis e educadores, necessitamos nos posicionar firmemente e se valorizar diante da sociedade, alunos e até diante de si próprios, desde que sejamos realmente verdadeiros Senseis.Tia ou Tio” é portanto, um ato falho na formação de nossas crianças.

Fiquem à vontade para opinar, não sou dono da verdade, essa é apenas minha opinião.


Sensei Sandro Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COVID-19

Jita Kyoei =  Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos Existem dois princípios básicos no Judô formulados pelo Mestre Jigoro Ka...